A organização Fuerzas Armadas Revolucionarias de Colombia-Ejército del Pueblo -FARC-EP- ou Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo, em português,foi criada em 1964 como uma guerillha-revolucionária do Partido Comunista Colombiano. As FARC_EP são a mais antiga e uma das mais capacitadas e melhor-equipadas forças insurgentes do continente sul-americano.
A FARC-EP é governada por um secretário, Manuel Marulanda Vélez, também conhecido como "Tirofijo", e seis outros, incluindo o sênior comandante militar Jorge Briceño, também conhecido por "Mono Jojoy". É organizada juntamente às linhas militares e inclui diversas frontes urbanas. A FARC possui entre 12.000 a 18.000 membros e mantém presença em aproximadamente 80% do território Colombiano, a maioria em florestas e selvas a sudeste da base das montanhas dos Andes.
A denominação Ejército del Pueblo ou Exército do Povo (EP) foi adicionada ao nome oficial do grupo em 1982 durante a Conferência da Sétima Guerrilha. As FARC são classificadas como uma organização terrorista por muitos países, como os da União Européia e os Estados Unidos da América.
As FARC-EP se auto proclamaram uma organização político-militar marxista-leninista de inspiração bolivariana. A organização diz representar a população rural contra as classes abastadas Colombianas e se opõe à influência dos EUA na Colômbia (particularmente o Plano Colômbia), privatização de recursos naturais, corporações multinacionais e grupos paramilitares. As FARC-EP argumentam que esses objetivos motivam os esforços do grupo pela tomada do poder na Colômbia através de uma revolução armada. As FARC-EP obtêm financiamento principalmente através de extorsões, seqüestros e tráfico de drogas.
As FARC-EP também recrutam freqüentemente crianças como soldados e informantes, geralmente à força. A Human Rights Watch estima que as FARC possuem a maior parte dos combatentes menores de idade na Colômbia. Estima-se que entre 20 e 30 porcento dos combatentes da FARC têm menos de 18 anos, com muitos chegando a ter até 12 anos, contabilizando um total de aproximadamente 5000 crianças. Crianças que tentam escapar das fileiras da guerrilha são punidas com tortura e morte.
In www.wikipedia.org
Fiquei estupefacto quando soube que esta organização tinha sido convidada para a festa do Avante deste ano (ver Jornal de Noticias de 12 de Setembro de 2006, ultima página). http://jn.sapo.pt/2006/09/12/ultima/terrorismo_e_terrorismo_mau.html
Parece piada de mau gosto dizer que não foi o grupo o convidado mas sim o seu orgão oficial... Depois da polemica com o MPLA nos anos 90, na qual até os Xutos & Pontapés se envolveram... agora isto!
Eu sei que pugnam na organização da festa do Avante pela diversidade cultural mas convidar 1 grupo militar (que é pra não lhe chamar terrorista) é de "muito bom gosto democrático"... Se calhar a diversidade é tanta que também querem ter representados os terroristas... A ETA e a Al Qaeda são as proximas a receber o convite!
continuo a achar esta história muito mal contada... como quase todas as da política nacional!
ResponderEliminarÉ no mínimo muito estranho... Não me parece bem convidar um grupo destes, principalmente se alegadamente actuam dessa forma.
ResponderEliminarJa q estamos em exemplo comunista... ó Jane queres-me dizer q ideologicamente é diferente convidar a direcçao do Avante (jornal) em vez do PCP? Claro não se convidou a guerrilha... convidou-se um dos seus apoiantes (como se a comunicaçao social nao fosse um poder demasiado importante pra ser negligenciado)...
ResponderEliminarXegamos à era da inocencia...
Concordo perfeitamente com o Gabriel!
ResponderEliminarNão convidar uma organização terrorista em si, mas convidar elementos de uma comunicação social afecta a eles (e neste mundo um dos elementos mais poderosos é essa mesma comunicação social), vai dar tudo á mesma coisa!
E por ter sido a organização do Avante a faze-lo e não o partido... quem organiza a festa está claramente ligado a ele, né? Logicamente é também o P.C.P que deve ser responsabilizado por este convite escusado...
Jane deves querer-me fazer crer que as FARC são 1 grupo pacifista e que o seu orgão de informaçao oficial defende o mesmo... 1 grande LOL pra ti... continua a viver na utopia comunista!
ResponderEliminarbem agora que se está a falar de politica aproveito para parabenizar o Gabriel por um post são serio e tão bem escolhido, é que estas coisas dão seriedade á tasca!
ResponderEliminarQuanto ao caso, epá vão ser fundamentalistas ao raio que os carregue já cá tivemos a convite oficial em Portugal o Pinochet e o Fidel, um de direita e um de esquerda. Não me admira que um partido que se diz comunista e que acredita numa ditadura como forma de governo, e nessas cenas todas, convide um orgão de informação de um grupo comunista.
a Festa é deles eles convidam quem eles quiserem.
1 blog é o "local virtual" de discussão tal e qual como um forum... so lá escreve quem quer e também só dá a opinião quem a tem... se as opiniões são diferentes da minha, é normal que eu aqui venha rebater o que não concordo... no resto podes escrever sempre o que quiseres desde que seja bem fundamentado...
ResponderEliminarBem haja a quem comentou... o objectivo do post era por as pessoas a pensar e não 1 ataque ao comunismo! Agora imaginem que numa festa de outro partido qualquer era convidado um apoiante de extrema direita... a minha opinião e crítica seria exactamente a mesma
Se foxe de extrema direita cai o carmo e a trindade mas como e comunista tasse bem!
ResponderEliminarSS sempre