dezembro 26, 2006

Tratamentos diferentes

As leis são pra todos e são iguais pra todos.
Deco, Pepe, Nelson, Djalo, Ivanildo e talves existam outros casos... Todos eles nascidos fora de Portugal, não me venham com historias de colónias, que todos nasceram depois de 1974, todos eles jogam ou querem jogar nas selecções portuguesas, porque é que a vontade de uns é criticada e a de outros é aplaudida, porque é que uns são portugueses de todo o direito e os outros são portugueses de 2ª. portugueses de oportunidade?? Por uns terem vindo pra cá ainda menores de idade?? Isso é apenas a sorte de terem sido descobertos + cedo, nada mais.
Quem é Português e se tiver valor deverá jogar na nossa selecção.
Ou as vitorias do Obikuelu não são portuguesas? Não é o nosso hino e a nossa bandeira que sobem quando ele ganha?
Tenham juizo!

5 comentários:

Tommy_Gun disse...

Tens toda a razão! A partir do momento em que os papeis dizem que determinada pessoa é portuguesa, esta é igual aos outros, com os mesmos direitos, tendo que ser tratada da mesma forma.

No caso específico do Pepe: para mim ele é um caso de jogador elevado a superstar pela imprensa.

Beneficia do facto de o FCP ter um meio campo de qualidade tal que o jogo ofensivo do adversário é filtrado em 90 e tal %, não lhe restando mais que estar atento e não complicar. Mas quando se dá o caso de o oponente chegar em boas condições á linha defensiva, é rara a ocasião que ali não surgem apuros, e falhas de marcação gritantes (por exemplo os golos do Henry e do Djaló, este a meias com o Bruno Alves).

Ainda para mais, os jornais têm uma tendência incrivél para, quando os centrais falham, ilibar o Pepe e centrar a crítica no Bruno Alves.

É um bom central, mas acho que está sobreavaliadissimo, não é um grande na sua posição.

Mas isto é a minha opinião desportivamente falando. Porque se o Scolari o entender, ele vai para a selecção em igualdade de circunstãncias com os outros. É tuga como nós!

Gabriel disse...

Eu não queria falar do valor desportivo do Pepe mas o Tommy a isso me "obrigou".
O Pepe tem actualmente 23 anos, é um central com capacidades fisicas potenciais fantasticas, tem apenas 2 anos numa equipa com grandes responsabilidades...
O Ricardo Carvalho xegou a titular do Porto com essa idade e depois de rodar 3anos (Setubal, Alverca e Leça) e de 1 ano em que fez um jogo com a camisola do Porto (com o Salgueiros) em que meteu agua brutalmente.
O Pepe vai ser um dos melhores centrais do mundo... tal como previ que o Ricardo Carvalho o fosse, mesmo na epoca em que o Jorge Andrade brilhava, sempre disse que o Ricardo era melhor.

Tommy_Gun disse...

O Luisão com 17 anos já praticamente liderava a defesa do Cruzeiro, onde ganhou 10 titulos em variadas competições.

Chega ao Benfica a meio da época, com 21 anos, e ultrapassa a desconfiança inicial (que eu nunca percebi) e acaba essa mesma época em grande nivél. Foi decisivo em tudo nas últimas conquistas do clube.

Embora não use a braçadeira, é o verdadeiro capitão da equipa no campo.

Nunca me vais convencer que o Pepe será um central dos melhores do Mundo, pelo menos enquanto não der as provas que o Luisão já deu ao mais alto nivél, em mais do que um jogo... este sim, um central de classe mundial... com 24 anos!

Gabriel disse...

Simples Tommy... Quando o Luisão se estreou no Cruzeiro, o clube tinha ganho a Taça Libertadores uns 2 ou 3 anos antes. Se bem que o Luisão xegou ao Cruzeiro com 19 anos e não com 17... e dúvido que desde a 1ª época fosse o lider, mas essa até te dou de borla! O Cruzeiro é um clube com muitas exigencias no Brasil e não um Maritimo (com todo o respeito que me merece) 3épocas de Cruzeiro fazem toda a diferença. Na 1ª meia epoca do Luisão ele era tão mau como a má epoca do Pepe e isso não podes negar. E tambem não podes negar que está época o Pepe está + brilhante que o Luisão... Se ao Luisão lhe faltou pré-época e o problema é esse não é culpa minha... é apenas uma análise objectiva.
A bola tá do teu lado agora!

P.S. Não roubes na idade do Luisão que é feio... o Luisão tme 25 anos (nascido em 1981) há 2 anos de diferença entre ele e o Pepe, e 2 anos em alta competição fazem muita diferença.

http://www.zerozero.pt/jogador.php?edicao_id=0&epoca_id=136&id=481

http://www.zerozero.pt/jogador.php?edicao_id=0&epoca_id=136&id=130

Tommy_Gun disse...

Ei pronto, 1 ano a mais, desgraçado, não tenho que saber as idades:P. A dos 17 li uma altura no jornal (creio que no "Record"), podem-se ter enganado, que infelizmente é muito comun...

Mas no fundo não retira nada do que digo. O Luisão desde cedo (e porque acompanhava antes o Brasileirão regularmente na SportTV, já via muitos jogos dele) revelou uma capacidade de liderança muito acima da média, é uma voz de comando no Benfica como á muito não se via. E como central... pá, é excepcional, com uma capacidade de concentração notável, é muito dificil apontares-lhe um erro crasso (como o do Pepe no golo do Djaló, ou nos jogos com o Benfica no Dragão nos golos do Nuno Gomes), que me lembre aponto o golo do Paíto, em que dou mais mérito a ele que demérito ao Luisão...

Vamos lá a ver... é inegável que o Pepe está num bom momento, a jogar bem, é um bom central. Seria atrasado mental se não o admitisse. O que não aceito é a protecção que lhe fazem na Imprensa, de lhe quererem fazer um central de classe mundial (e por muito que não gostes do estilo, isso o Luisão já é).

Para mim, o verdadeiro valor de um defesa vê-se nos momentos de aperto, quando a equipa está a encontrar problemas, e a ser encostada ás cordas... não é verdade?

E aí, o Pepe mostrou muito pouco. Basta um bocadinho de pressão a mais, e a defesa do FCP (Pepe incluído) treme toda. Mas isto acontece poucas vezes, e aí voçês têm muito mérito.

Agora o Luisão...my god,não preciso referir as provas que ele já deu:)