outubro 07, 2006

Dura praxis, sed praxis!!

Faz-me imensa confusão ver todos os anos algumas noticias de "violências" ocorridas em praxes... Muitas delas não passam de invenções de pessoas que querem terminar com esta tradição. Quem não quer participar e viver esta tradição que não fique apenas a poluir os espiritos daqueles que lá estão com gosto.
Tudo o que não é praxe é um atentado à praxe que é aproveitado por uma opinião publica que nunca esteve em praxe e que lhe tem um odio de morte. E estas pseudo praxes são verdadeiros atentados, mas são apenas 1 infima parte do que se passa em praxe, so que apenas ao que é mau é dado importancia.
Nunca vi nenhum jornal a cobrir a entrega de uma cadeira de rodas a 1 deficiente, ou de uma viagem de ida e volta a Timor a um estudante que ca estava à 4 anos, todo angariado em praxe! Em 10 casos se 9 forem bons e 1 mau só iremos falar no mau...
Dura praxis sed praxis

1 comentário:

Tommy_Gun disse...

Concordo contigo plenamente!

Lógico que há casos de exageros nas praxes, mas são mesmo muito esporádicos. Logo não se pode tomar a parte pelo todo, que é o que a Comunicação Social faz. Em vez de mostrar também o bom ambiente que caracteriza 99% das praxes, das coisas engraçadas que se fazem, e de campanhas como as que tu falaste (e que se fazem um pouco por todo o lado, na minha escola também), pegam em casos raros, que são praticamente sempre condenados pela comunidade.

E é realmente triste que tentem fazer de uma tradição académica um mundo de violência!