julho 04, 2006

Clássicos musicais!!!

Cada um constroi os seus clássicos...
Mas existem músicas que são clássicos universais e mesmo passados quase 40anos continuam a ser adorados e respeitados por toda a gente (exemplo Smoke on the water) e esse tipo de clássicos não sei se alguma vez teremos de novo com as musicas da actualidade, não acredito que daqui a 10 anos exista uma massa grande de pessoas que se recorde de músicas lançadas actualmente, por melhores que essas músicas possam ser... Essas músicas serão clássicos apenas para os admiradores do género musical em questão.
Mas podem ter a certeza que daqui a 10 anos a grande maioria das pessoas ainda se vai empolgar quando ouvir o 1º riff do Smoke on the water por exemplo, ou com o teclado inicial do The final countdown...
Actualmente não existe nenhuma banda que faça musicas que a generalidade ache que sejam intemporais...
Por outro lado temos também a influência dos meios de comunicação de massa na construção dos clássicos... ainda hoje as rádios passam The final countdown ou Here I go again, por isso essas músicas acabam por nunca ser esquecidas, mas as músicas lançadas agora facilmente serão esquecidas pelos media que querem sempre lançar coisas novas.

16 comentários:

Anónimo disse...

acredita one,... infelizmente o k hoje em dia se quer é musica fast food, para encher rapido, e ficar com os bolsos cheios..
como li à tempos uma cena de um musico portugues, (nao m recordo do nome), quando se deixará SO de ouvir musica para adolescentes?? sim pk a radio obriga-nos a isso, ou senao é musica da MTV...

Tommy_Gun disse...

Se este rapaz não desse como exemplo os clássicos da sua onda...lol tou a brincar!

É assim...podes não gostar das novas ondas musicais que andam na berra, mas é um facto que já têm aparecido musicas que vão ser sempre conhecidas, e que serão sempre recordadas como clássicos, mesmo não atingindo o patamar daqueles exemplos que referiste.

Dou-te uns quantos exemplos:
The Strokes - Last Nite
Blink 182 - All the Small things
Bloc Party - Banquet
Muse - Time is running out
Queens of the Stone Age- Little Sister
Jet - Be my girl
Pearl Jam - Last Kiss
White Stripes - Seven Nation army
Incubus - Drive (blarrrghhhh!)
Manu Chao - Me gustas tu
...

Mesmo que uma pessoa não goste, músicas como estas que referi são uma prova de "clássicos" recentes, e podia estar aqui a aumentar a lista...

As rádios contribuem, como é óbvio, para a chamada massificação, mas daqui a uns anos haverá sucessos de agora que continuarão a passar...

Dou até outro exemplo: Os anúncios televisivos (por exemplo, de telemóveis) são outra via que pode ditar o sucesso de bandas e a "imortalização" de certas canções, o que beneficiou bandas como os Bloc Party (que eu até nem gosto) ou os Jet (que internacionalmente só ficarão mesmo conhecidos pela "Be my girl"!lol).

Gabriel disse...

Eu dou exemplos do que tenho que dar... poderia falar em coisas como Promise you made dos Cock Robin ou Life is life do Opus que não seria isso que ia mudar o que eu quis dizer...
Ao quereres contrariar um pouco o que eu disse acabas por me dar + razão, porque essas musicas de que falas so 2/3 é que eu poderia considerar como exemplo de potenciais classicos, 3 delas nem conheço, nunca as ouvi na vida... por isso pa classicos tamos conversados. Mas posso estar enganado porque ainda são musicas recentes. Sim Last Kiss dos Pearl Jam de todas que falaste é a unica que eu posso considerar com potencial pra classico.

Deizz disse...

pah de facto se dantes os meios de comunicação já eram vocadionados sobretudo para o que de recente havia, hoje parece que visam o que ha-de vir amanhã. a 'modinha' (não na acepção tradicional CLARO ESTA) é quem dita as regras e conseguir sair deste ciclo é deveras dificil. há, como em tudo, excepções mas visto a produção ser em série, a qualidade, muitas vezes, fica, claramente relegada para segundo plano.
referiram prali algures pearl jam, esses sao dos k teem musicas pra varios classicos...(tão tendencioooosaaa). mas tb temos november rain ou sweet child o'mine. temos (quer gostes ou nao) come as you are dos nirvana. opah...ja chega..lol
penso que só o teste do tempo nos dirá se as músicas de hoje terão ou não potencial para possiveis clássicos.

Anónimo disse...

já tinha dado a minha opinião em conversa com o One mas, dadas as dúvidas do sr tommy, venho reforçar a minha concordância em relação a este post.

Pelo que vejo, concordo a 100% que actualmente nem se fazem aqueles grandes clássicos nem se fazem aquelas grandes bandas de antigamente. Não será por falta de qualidade, mas acho que será muito por falta de carisma, falta de certos "mitos e lendas" de quem nunca teve a facilidade que qualquer banda hoje em dia tem.

até podem a vir a ser clássicos mas julgo que sem um terço da intensidade e carisma dos actuais eternos clássicos

Anónimo disse...

eu ja comentei isto pelo msn com o one mas, dado o comentario do sr. tommy, achei necessário vir reforçar a minha concordancia com o One em relação ao post. (seu mouroooo)

Nao vejo actualmente músicas que possam a vir a ser clássicos tao "lendarios" e quase "miticos", como se fizeram anteriormente. Como nao vejo igualmente bandas que possam aspirar ao mesmo nivel e dimensao das grandes bandas que se conheceram. Por falta de qualidade n sera.

Grande parte da questao pode estar na facilidade actual que ha de criar uma banda. Tabem existe muito falta de carisma e de criar ali uma banda com uma envolvencia especial e fora do comum que rasga e rompe barreiras. N sei, opinioes...

Tommy_Gun disse...

Gabriel,tu conheces TODAS estas musicas que estão aqui, basta pô-las a tocar... e continuarias a reconhecer passado uma série de anos! Tu provavelmente não as consideras...porque não gostas! E aqui para nós, desta nova onda de "moda" (Strokes, Artic Monkeys, Bloc Party,etc,etc,etc), não gostas praticamente de nada, né? Mas que são bandas de uma qualidade muito boa, e que fazem belíssimas canções, isso é inegável.

Uma coisa é serem clássicos com a "intensidade" que outros serão, outra é não o serem, certo?

Clássicos aparecem vários por ano, em todos os estilos, canções de sucesso enorme, que atingem muitos publicos, e que toda a gente fica a conhecer.

Indo então ás mais consagradas dos ultimos anos...Green Day, Coldplay, U2 (ainda hoje),Blur, Oasis,Pearl Jam,Placebo,Pulp,Smashing Pumpkins, Red Hot Chilli Peppers (apenas algumas de que gosto)...

È preciso contar o nº de clássicos que lançaram, e que algumas continuam a lançar??? Vejam lá...

Gosto muito de música antiga, sim senhor, grande parte das minhas bandas favoritas são dos 60's e 70's. Mas dizer que há música recente que não é intemporal... é saudosismo exagerado e falta de vontade de aceitar olhar em frente para as muitas boas coisas que a música continua a trazer... coisa para Fanáticos!

I rest my case:P

Gabriel disse...

Tommy lê a 1ª frase do meu post... evitavas 1 exposição tão grande do que escreveste...
E ja te disse que os reais clássicos não dependem do meu gosto, Creep dos Radiohead é 1 clássico e eu Radiohead é uma das bandas que menos gosto.
E podes ter a certeza que não conheço a musica dos Blok Party, dos Muse (so conheço Unintended ou la como se chama), e não conheço essa dos Queens of the stone age.
Essas bandas mais consagradas de que falaste têm alguns clássicos recentes, mas são "clássicos" e não clássicos entendes?
Não é a mesmo coisa de que músicas como Under the bridge (olha o exemplo de uma banda que adoras e eu nem por isso)

Gabriel disse...

ja reparaste que eu se quisesse falar de bandas recentes de Hard Rock com clássicos era muito facil pra mim. Desde Gotthard (Lift u up é de 2005) passando por Lordi (Hard Rock Hallelujah), até mesmo Fall to pieces dos Velvet Revolver que deves adorar... mas pra mim são "clássicos" mas não o tipo de clássicos que quis exemplificar no post. Gotcha? A proxima cerveja pagas tu.

Tommy_Gun disse...

opááá...

Oasis - Wonderwall, Don't look back in anger

Smashing Pumpkins - Tonight, Bullet with butterfly wings

Green Day - Basket Case, When I come around, Good Riddance (Time of your life), Boulevard of broken dreams

Blur - Song 2, Country House

Coldplay - Yellow, Clocks, Scientist, Fix you

Red Hot Chilli Peppers - Give it away, Californication, Otherside, Around the World (juntando a Under The Bridge claro, e nem se pode dizer que os adore, longe disso!)

etc,etc,etc...

Já tiravas as aspas a músicas como estas, que passam qualquer uma dessas ultimas 3 que referiste! lol


Nem vou insistir. Ainda posso dar as outras duas de barato, mas quem não conhece "Little Sister" dos Queens of The Stone Age anda mesmo muito pouco informado! E por um crime destes...quem vai pagar a próxima és tu! E NÃO QUERO SABEEEEEEEEEEER:P

Gabriel disse...

No Santo Antonio conversamos...
Agora ja me deste exemplos de classicos. Olha compara com os primeiros exemplos... mas repara que até pa levares a tua avante me estas a dar razao, dás exemplos de musicas que não são actuais, algumas têm 10 anos ou mais.
Agora nunca na vida me vais convencer que Coldplay é classico.
Por isto e mais alguma coisa, pagas duas rodadas. O vinho do Porto é por minha conta!

Anónimo disse...

bem....em relação aos classicos axo ke há certas e determinadas coisinhas k o tommy mencionou ke por si só fogem muito ao k vulgo chamamos de classico e ate mesmo me parece um tanto ou quanto impossivel k certas musicas mencionadas de red hot, green day, etc , venham a tomar o nome de classicos daki a 20 anos como grandes exitos da decada de 80, 70 e até 60...
e por falar em classicos....kem n se recorda da mítica balada "carrie" , dos senhores Europe?...(mim suspira)

fikem bem ****

Tommy_Gun disse...

Ó menino, dei mais estes exemplos numa de te provar que ainda hoje há bandas que continuam a mandar verdadeiros clássicos cá para fora, tanto á 10 anos atrás como ainda hoje (Green Day, Red Hot, etc etc)!

Os primeiros exemplos que te dei são bastante válidos, porque são melodias que continuarão sempre a ser reconhecidas, mesmo que uma pessoa não se lembre do nome delas (isso ainda hoje me acontece quando vejo na VH1 músicas que não me são estranhas, as quais ás vezes me surpreendo quando depois vejo o nome que não me lembrava qual era!lol)

Não sou grande fã de Coldplay, embora os aprecie minimamente. Mas que já lançaram muitos clássicos, isso é um facto, né?

Gabriel disse...

Tu tens uma seria dificuldade em perceber o que eu digo.
A 1ª frase do meu post foi "CADA UM CONSTROI OS SEUS CLÁSSICOS"
Ta dás-me exemplos que eu contesto... eu dou exemplos que ningue contesta.
Self Esteem dos Offspring é classico, All the small things dos Blink 182 nem que tu te fodas passa a classico. Digo e repito NAO TEM NADA A VER COM O GOSTO PESSOAL, nem com o reconheceres a musica... tem a ver com reconhecimento universal e isso é outra fruta, e não é reconhecimento da MTV, é ao fim de alguns anos de sairem essas musicas continuarem a passar regularmente. É outra divisao de musicas...

Tommy_Gun disse...

"All the small things dos Blink 182 nem que tu te fodas passa a classico."

Com esta é que partiste o esquema todo... não sou eu que não percebo o que dizes, neste assunto é que revelas um bom bocado de falta de isenção.

Vens-me agora dizer que esta música não tem reconhecimento universal? Que não continua a ser ouvida regularmente? Give me a break pá!

Foi por a MTV ter tido um papel importante na sua divulgação? Tem-no em quase tudo, quer gostemos quer não!

"Ta dás-me exemplos que eu contesto... eu dou exemplos que ninguém contesta."

--> Quem contesta Coldplay e diz que nunca se convencerá que é clássico...já diz muita coisa sobre o seu poder de contestação!:P


Continuemos esta tertúlia no Santo António! lol

Anónimo disse...

Olha, essa do blink apareceu, ficou um tempinho e já se foi... faz anos que eu nao ouço nem comentarem sobre elas...
agora "i want to now what love is" do foreigner, eu ouco na radio sempre...

e foi feita a 20 ou mais anos atras...