novembro 14, 2005

E depois estranham...

"Que esperança pode ter um jovem que nasceu num bairro sem alma, que vive num prédio feio, rodeado de outras fealdades, de muros cinzentos numa paisagem cinzenta que dá para uma vida cinzenta, rodeado de uma sociedade que prefere desviar o olhar e que só intervém quando é preciso zangar-se, proibir?" 1990 François Miterrand

Isto implica-me muitas interrogações:
Quantos anos esteve o senhor Miterrand no poder?
Que fez esse senhor enquanto lá esteve?
Quantos anos já passaram e tudo continua na mesma?
Afinal de quem é a culpa?

Se me souberem responder resolvem a situação que se passa actualmente em França e em todos os paises que tenham comunidades imigratórias excluidas socialmente!

8 comentários:

Fernando disse...

...então vivemos na zona limite...


A Emigração é um problema serio que merece muita atenção por parte de todos nós, é urgente legalizar todos os emigrantes em todos os paises, para que possam trabalhar legalmente, possam usufruir dos sistemas de segurança social das comunidades onde estão inseridos, para que os seus filhos possam frequantar as escolas, para que ao atingir a idade da reforma, não fiquem abandonados sem ter que comer, mas tb para que não sejam explorados, e para que contribuam com os seus impostos para pagar as contas do pais onde vivem. Quando nem isto está assegurado, nada está. É fundamental que se comece a contorlar de forma rigorosa a entrada de emigrantes no nosso pais (ou na UE), de forma a que se evite o que aconteceu em Portugal na construção dos estádios do Euro2004 em que perto de 60% da mão de obra era ilegal....

...então vivemos na Zona Limite...

Vladimir Kaspov disse...

A culpa não é do Sr. Miterrand,mas sim da avó dele que não devia ter nascido, muito menos em França... Saudinha e...

Anónimo disse...

A culpa é dos animais que destroiem as coisas. Eu nasci, cresci e vivo num dos bairros mais perigosos do país.

Enquanto acabei o curso este ano e já trabalho, os meus amigos assaltam, vendem droga e não estudam/trabalham....

Temos a mesma raça, a mesma classe social, foi-nos dada a mesma educação em casa (ou seja, quase nenhuma), crescemos juntos num submundo que beitnhos nunca poderão imaginar.... Porque é que eu e mais 50% do pessoal de lá com a minha faixa etária, estamos bem, embora a viver em más condições? outros são os coitados que se drogam, vendem, roubam e não produzem para este país que bem ou mal, fez o favor de nos acolher?

Pedro disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Pedro disse...

Para mim, há três raças distintas que se devem limitar a coexistir sem se misturar, que devem levar a sua vida com essencial atenção para com os membros da sua própria raça e sem nunca se misturarem geneticamente. Estas três raças são, a saber:

Raça Vegetal
Raça Animal
Raça Humana

Por esta ordem de importância, no que respeita à estabilidade planetária. E (porque não?) ao respeito...


Tenho dito

Tommy_Gun disse...

A situação que se ta a passar em França há muito que estava para acontecer. Toda a série de injustiças a que os emigrantes, e seus descendentes (que até já são franceses, mas continuam a ser tratados como "franceses de segunda") têm vindo a ser sujeitos ao longo das últimas décadas assemelha-se a um barril de pólvora, que um dia haveria de estourar, bastando para isso acender o rastilho, que foi as declarações estupida e descaradamente racistas do Ministro do Interior Srezocki(acho q é algo como isto).
Soluções? Apoio a legalização, como o nando disse, mas acho que o maior problema são as mentalidades que imperam na França, o racismo e a xenofobia que por lá estão entranhados. E o mais estupido de tudo isto: o alvo de racismo não é uma minoria, mas sim uma maioria! Pois esses franceses que se acham "puros" devem-se estar a esquecer que a "escumalha" que eles falam são muito mais de metade do país. Depois é óbvio que não controlam a onda de revolta...

Gabriel disse...

Mt bem dito Tommy_Gun
o ministro do interior xama-se Sarkozy

J disse...

Aquilo que se passa hoje na França, deviamos tomar como um aviso e um exemplo para paises como nós. E pensar se queremos continuar a marginaliza-los e a descrimniná-los.
Não queiram pedir racionalidade a quem nasceu e cresceu na miséria, que sempre foi tratado como bicho e olhado com nojo por parte de pessoas como nós. O que se passa hoje em França é uma revolta que nasceu do ódio e do sentimento de injustiça. Pensem o que sentiriam que fosse tratamos como seres inferiores. Estes jovens nunca tiveram as mesmas oportunidades que os outros. Os pais chegaram àquele país e foram atirados para a miséria, marginalizados e discriminados. Eles nasceram e sempre viveram assim, sendo tratados como a nódoa da nossa sociedade mas a verdade é que nunca lhes demos hipoteses nem oportunidades de crescerem saudavelmente.
E agora? Vamos ser razoavéis, deixar de ignorar este problema e encará-lo de frente como uma questão muito grave ou vamos continuar a por estas pessoas à margem da sociedade e continuar a permitir que sejam explorados, que morram à fome e que encontrem no crime a unica fonte de sobrevivência?