março 28, 2006

Pequeno apontamento de alguem que nao percebe nada de futebol

Ora vejamos...por momentos pensei que o Benfica-Barça fosse um jogo de andebol. Mais giro ainda foi ver o Sr Steve Bennet como uma autentica Madonna: com auricular à la star de Hollywood, com um sorriso Colgate e sem perceber lá muito do 'negócio'. Bem talvez percebendo mas ..será que pôs as lentes de contacto??
Convenhamos, ainda, que o Benfica teve muita sorte com as bolas na trave e as milagrosas fifias de Moretto. Milagrosas porque só por milagre não resultaram em golo pró Barça... No entanto as suas defesas, as 'fintas' de Ricardo Rocha e o ritmo imprimido por Miccoli na 2ªparte, nomeadamente, compensa todo o resto.
Agora estou mais compostinha... Epah o Benfica hoje jogou.
Té mai logo!!!

6 comentários:

Tommy_Gun disse...

Pois jogou senhora fessora!:)

Sim, tivemos sorte também (houve ali uma fase de 15 minutitos que parecia que tudo quanto era santa tava connosco), faz parte do jogo, nada se ganha sem sorte! É preciso capacidade de sofrimento e muita inteligência e organização também, e nós mostramos isso!

Mas também é verdade que fizemos no cômputo geral um belíssimo jogo!
A defesa esteve excelente a todos os niveis, ou seja o nivél habitual (tirando 5 ou 6 jogos infelizes que fizeram os golos sofridos de quase toda uma época). Por mais que venham com o argumento que têm menos golos sofridos no campeonato (uma verdade), as outras defensivas dos grandes não têm a qualidade da nossa, nem a caapcidade de aguentar tanta investida. E isso fica cada vez mais provado:

- Ricardo Rocha "secou" Ronaldinho, obrigando-o a derivar para o meio (onde já teve mais liberdade mas não conseguiu ainda assim fazer grande mossa).

- Leo, apesar de um ou dois lances perdidos para Larsson e Giuly, é extraordinário, e não há quem me tire da cabeça que ele merece tar na selecção brasileira. Um poço de vontade e arte!

- Os centrais...sem palavras! Andersson cometeu uns poucos erros, mas Luisão...epá... goste-se ou não do estilo, é O MELHOR CENTRAL que por aqui anda em Portugal, não há quem o iguale. Mais um jogo fenomenal.

Do Moretto nem quero falar...acho quase impossivél como se pode alternar o muito bom com o horrivél!lol

No meio-campo...o Petit está em baixo de forma, estupidamente agressivo e parvo quanto baste! O Beto teve o esforço do costume (com um pouco mais de acerto!lol) e jgou bem, e o Manuel Fernandes não engana mesmo: depois de um mau período, outra vez a dar cartas! UM senhor carago!

O menos bem esteve no ataque na 1ª parte...o Robert não existiu, o Geovani pouco mais ou menos. Mas a partir dos 15 minutos da 2ª parte levamos as coisas para a frente até ao fim do jogo, sempre a dominar, especialmente com a entrada do Miccoli...O ANÃO É LIXADOOO! ehehe:)
Até essa altura o Barcelona dominou claramente, mas aí entrou a defensiva que falei acima.


Mais uma coisinha...para os "profetas da desgraça" da comunicação social que dizem que o Simão se esconde nos grandes jogos...ponham os olhos neste (para além de Anfield e Old Trafford)! Um jogo excelente...Sempre perigoso no ataque, disponivél para defender, faz os melhores lances da equipa, até se deu ao luxo de sentar o Etoo no fim do jogo! lol Bem míudo!:)


Pá, temos o direito a acreditar! Tem sido uma campanha excelente, e espero que continue!
Nou Camp não é um campo mais dificíl que Anfield ou Old Trafford, por isso é ir pra lá como hoje, ser inteligentes, aguentar e esperar...É assim que se faz!

Grande Benficaaaaaaaaa!

Gabriel disse...

O arbitro foi uma merda...
Mas so fica surpreendido quem não tá habituado a estas andanças em que os poderosos são sempre protegidos!
Se continuarem a ter boas campanhas vão ver que se habituam.

P.S. Parabens Benfas

Pedro disse...

oh tommy, desculpa lá mas isso é muita grande e eu tou com pouco tempo. depois leio, ta prometido, mas para já vou deixar aqui um comentário as cegas.

pois bem...
o Benfica jogou bem de carago!
conseguiu aguentar a pressão do melhor clube do mundo e ainda criou boas chances de golo. é verdade que o barça também teve muitas hipóteses, mas so contam os que entram.

destacou-se o ricardo rocha, que apagou o ronaldinho, melhor jogador do mundo de 2004 e 2005. ricardo rocha fez, para mim, uma exibição singular e muito lhe deve o benfica pelo bom resultado que teve. (sim, bom resultado. empatar com o barça é um bom resultado para todo e qualquer clube.)

muito bem esteve também Leo, o Speedy Gonzales. Leo consegue estar onde é preciso e nunca desiste de uma bola. É um jogador que se destaca pelo empenho no jogo e por "dar o litro" pelo clube. excelente prestação no jogo de ontem.

no meio campo a coisa não correu tão bem como na defesa. talvez por isso mesmo tenho a defesa saído sobrecarregada, pelo jogo fraco no meio campo. á forma de jogo do barça também não torna fácil a intervenção no meio campo. o barça é um clube que joga, como fez ontem, trocando muito a bola antes da linha de meio campo e, depois, no momento certo, nem sempre esperado e sei "meias tintas", coloca a bola à beira da área adversária num ou dois passes.
Ainda assim, no meio campo há que falar no Beto. o Beto é o maior cepo que alinha no benfica e lixados que estamos que não temos mais ninguém para a posição dele. Mas é um jogador que se esforça e tem o seu valor por isso. ontém esteve menos mal. fez um jogo bom, tendo em conta os "antecedentes". para ontem dou-lhe 3 em 5.
O petit, parece que a dentada no cu o deixou parvo e não se consegiu organizar. valeu ainda Manuel Fernandes. parece que os seus bons tempos querem voltar e espero que sim, porque manuel fernandes, quando está em forma, é um braço direito do ataque.

no ataque, apena se destacou o rato miccoli. não há muito a dizer... num ataque que raramente conseguiu criar dinamismo, sentiu-se um "lufada de ar fresco" com a entrada de miccoli e o ataque ganhou força.

do lado do barça, o meu destaque vai para Eto'o. O gajo é mesmo bom!
nós estavamos todos entretidos com o ronaldinho (o rocha nem o deixou jogar em condições) e o resultado foi um Eto'o cheio de espaço. Podia muito bem ter sido fatal para o benfica.
Deco e Iniesta também estiveram muito bem do lado do barça mas... desta vez ainda não chegou.

Tivemos sorte... É verdade que sim, mas demos e fizemos tudo para merecer essa sorte, a de ir à catalunha com uma réstia de esperança. não que eu, racionalmente, ache que possamos bater o barça, não podemos. Mas há quela vontade secreta que só se apaga aos 180 minutos da eliminatória.

vai ser uma segunda mão muito complicada, até porque já joga o argentino Messi, um verdadeiro craque de 18 anos, que em pouco tempo se poderá tornar no novo "melhor do mundo". Com Ronaldinho, Eto'o e Messi, as soluções do benfica tornam-se muito apertadas. na minha opinião, a solução passariam por jogar com 5-3-2 no contra ataque. No centro Luisão, Anderson e Rocha, Leo na esquerda e Nelson na direita, o meio campo tinha de ter 2 medios defensivos, podiam ser Petit e Manuel Fernandes e também Simão a fechar o meio campo. Na frente, era o Geovani a correr e o Nuno Gomes a jogar à mama. Jogo de contra ataque, o meio campo mete a bola pra frente e o soneca que corra e enfie a bola nos pés de Gomes.
Com um bocado de sorte, conseguia-se aguentar isto sem sofrer golos até aos 90 e depois os penaltys são uma roleta russa... Nunca se sabe quem ganha os penaltys.

Mas como eu não percebo nada de bola e tou só praki a mandar bitaites, vou mas é embora e é esperar para ver. (não estou contente é com aquele meio campo... o Simão escusava de jogar... eu quero defender, não quero atacar. mas por o beto também não me apetece muito... oh tooooooommy! anda-me cá ajudar!)

Pedro disse...

ah, esqueci-me de acrescentar...

não acho que o árbitro tenha sido uma merda... errou como todos erram e devia ter assinalado penalty. mas, para mim, a culpa desse erro foi do fiscal de linha. assim como de uns quantos foras de jogo mal tirados... o árbitro fez o seu papel e teve um critério diferente do que estamos habituados, mas equilibrado. não aplicou critério diferentes às equipas e foi coerente, mesmo que não seja a forma de arbitragem a que estamos habituados. o fiscal de linha é que devia tar a dormir!

Tommy_Gun disse...

Zog, tás a vontade! Ontem como tava bem disposto decidi discursar por aqui.lol

Quanto ao árbitro...esteve muito fraco, havendo lances que se fossem ao contrário marcaria faltas sem hesitar. Mas o que éque se pode fazer, né? Sempre foi assim com os países mais pequenos, temos é que ultrapassar isso e esperar que as coisas mudem (até porque na minha opinião a coisa era bem pior á uns anos. as sucessivas boas campanhas de alguns clubes nacionais têm ajudado).

Bem, como eu acho que o Benfica devia jogar...

- o mesmo quarteto defensivo (Rocha, Luisão, Andersson e Leo) á frente do Moretto (pra já temos mesmo que levar com ele!lol)

- No meio campo, das duas uma...ou se mantém Petit, Beto e Manuel Fernandes ou sai Beto para entrar Karagounis.
Acho que devíamos começar com a 1ª solução, e depois a meio do jogo fazer funcionar a 2ª, tal como se fez ontem. Karagounis pode permitir um melhor controlo de bola na fase final, o que será sempre importante, pois é uma fase onde tem que haver muita cabeça.

- Ataque...eu diria Miccoli, Simão e Nuno Gomes, com os dois primeiros a trocarem de flancos para de certa forma baralhar os laterais catalães, e o Nuno porque segura bem a bola (o que é bom para permitir subidas nos flancos) e desmarca-se bem.


Mas isso sou eu que digo...o Koeman percebe mais que eu, portanto ele que meta o que bem entender. Vamos acreditar!:)

Pedro disse...

eu acho que não deviamos jogar em 4-3-3... o rio ave quando joga contra o benfica não pode jogar ao ataque e foi isso que eu senti a ver o barça. senti o que sente um adepto ferranho do rio ave a jogar contra o benfica. (ou o porto e acrescento isto ja para dispensar bocas. lol.)

temos de saber aceitar que vamos jogar com uma equipa muito superior e todo o cuidado é pouco...

o meu problema é não ter ninguém para o lugar do beto. porque para o meio campo tens muita gente, mas são alas, médios ofensivos, e assim. médios defensivos não há muita coisa...