março 15, 2006

Uma breve(íssima) resenha histórica do néctar

Ora estava eu na quietude do meu quarto, a olhar com imenso carinho prós meus livrinhos (gajas de letras...ts ts). Enquanto ia lembrando algumas peripécias destes últimos anos académicos, ia reparando que as prateleiras teem dossiers a mais...mal arrumados..enfim... Eis senão quando...TXAN TXAN TXAN!!!! "Visão de artista" diria Cesário Verde!! Os meus olhos esbarraram num dos livros que toda as pessoas deviam ter um casa. Não..não falo da Biblia...(ai que católica que eu sou...). Não..também não falo do Kamasutra. Refiro-me a Dois dedos de espuma, um livro lançado pela Super Bock na ceebração dos seus 75 anos.
Achei então que seria 'phóóóphinho' deixar aqui pequenos apontamentos sobre o néctar, visto muita gente ter a tendência de situar os primórdios desta criação algures pela Idade Média.
A verdade é que a cerveja já era produzida pelos povos que residiam nas margens dos maiores rios da Antiguidade Clássica, ali prós lados dos Egiptos e coiso... Veja-se a importância da cerveja!! Segundo consta, existem na Biblia indicios de que barris de cerveja faziam parte da lista de mantimentos pr'à Arca de Noé...lolololol
Tendo importante papel na civilização Suméria (civilização de resto importante por ter sido a primeira a desenvolver uma forma de escrita), os processos de fermentação desenvolver-se-iam, passando de geração para geração, resistindo ao declínio deste povo e à ascensão dos Babilónios. Estes senhores e senhoras que tinham os Jardins Suspensos aprofundariam de tal forma a arte de fabricar cerveja que irião diversificar a bebida em 20 tipos diferentes!!! (os Jardins Suspensos ts ts....cá pra mim era da bezana...quais suspensos qual quê!)
Bem os Egipcíos, esses aproveitaram o melhor que puderam as margens do Nilo pra plantação das searas etc e tal de maneiras que a produção da jla era tambem muito importante. Tão importantes na economia deles que criaram um hieróglifo só prá jola!!
Para além de ser comum oferenda aos Deuses, a cerveja era tida como sendo benéfica prós cabelos das mulheres e boa enquanto antídoto pra picadas de escorpiões! Constituía ainda um dos 'bens' principais que faziam parte da liturgia fúnebre, pois era um dos víveres que estavam destinados a acompanhar o morto. (Mandavam comida e buida junto co morto?? watta waste!!)
Bem por hoje a história fica-se por aqui. 'Té mai logo!!!

2 comentários:

Lilis disse...

As coisas fantásticas que tu sabes...mha dama...bjus

Pedro disse...

sim senhor. muito bom post.

para mais informações, confiram o post "Para quem achava que os esféricos bebem muito..." no link

http://esfericamenteelegantes.blogspot.com/2005/11/para-quem-achava-que-os-esfricos-bebem.html